quarta-feira, 14 de maio de 2008

Carta aberta enviada aos conselheiros da Petrobrás.

O texto "Movimento nossa São Paulo alerta conselheiros da Petrobrás para os efeitos do enxofre no diesel" foi publicado em seis de maio de 2008 no site "motonline – informação sem impressão" , no endereço http://www.motonline.com.br/default.asp?cod=10162&categoria=6.

Resumo
O movimento Nossa São Paulo, que reúne mais de 470 organizações, conseguiu junto ao Conar suspender a veiculação de dois anúncios publicitários da Petrobrás, por divulgarem a idéia falsa de que a estatal tem contribuído para a qualidade ambiental e o desenvolvimento sustentável do país.
O óleo diesel produzido pela estatal é um dos piores do mundo, diminuindo a qualidade de vida dos brasileiros. A proporção de enxofre é de 500 ppm/S e recomenda-se 50 ppm/S.
Responsabilidade social empresarial não é somente promover ações sociais, é necessário que se avalie os impactos que seus produtos irão produzir na vida da população, bem como no meio ambiente.
Por isso, as entidades que escreveram e assinaram esta carta, dirigiram-se às autoridades administrativas da Petrobrás a fim de que esta tome as providências necessárias, uma vez que está em jogo sua reputação e credibilidade mundial.

Análise Críica
A carta faz um apelo aos diretores da Petrobrás para que esta tome consciência do mal que têm feito à população quanto a presença de enxofre no óleo diesel. Comunica também a suspensão de dois anúncios publicitários por determinação do Conar, que entendeu como falsas as declarações existentes nos comerciais.
Esta matéria denuncia o uso da propaganda sobre responsabilidade social como forma de marketing, em detrimento de seu aspecto comprometido com a ética, sendo por isso, proibida sua veinculação.
Uma empresa com o porte da Petrobrás, além de promover projetos sociais, deve zelar pela saúde da população. Independentemente da lei, precisa assumir uma postura responsável frente à sociedade, e corrigir quaisquer danos que venham a atingir a saúde pública e o meio ambiente. Isto é necessário caso ela queira manter sua reputação e credibilidade como empresa socialmente responsável.

4 comentários:

Unknown disse...

De acordo com a postagem realizada pelo grupo Pentagono; a Petrobrás vêem veiculando nos meios de comunicação propagandas da sua contribuição para a qualidade e desenvolvimento ambiental; sendo que é sábido que o óleo diesel produzido pelos mesmos apresentar um teor de enxofre de 10 vezes maior que o permitido, causando assim dandos a saúde da população. A estatal têm o dever de rever seus produtos para que a mesma não seja desacreditada, em seus projetos sociais e ambientais.
Gisele Caniato
Turma 2
200654120

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Quando uma empresa realiza um ato responsável socialmente ou ambientalmente ficamos sabendo facilmente, seja pela imprensa ou veiculada pela própria empresa. Acho extremamente importante sabermos fatos que contrapõe a imagem passada pela marca Petrobrás. Somente através da responsabilização e pelo conhecimento público poderemos imputar um novo pensamento empresarial, adequado a demanda social e ambiental. Parabenizo o grupo pela pesquisa e ao seu grau de vinculação com o tema proposto pela disciplina. ( Rafael, aluno do ADM.EAD, turma 12)

Anônimo disse...

De acordo com a matéria publicada a Petrobrás vinha veiculando uma propaganda na qual insinuava sua contribuição para a qualidade ambiental e desenvolvimento sustentável no país. Na crítica exposta os alunos souberam enfatizar todo o contexto da matéria, principalmente no que diz respeito ao agir em prol da qualidade de vida mundial.
Maria Carolina Ríspoli - Aluna Adm.Ead da turma 12