quarta-feira, 7 de maio de 2008

Balanço social

Composta de duas matérias, sendo a 1ª o relatório dos assuntos econômicos da Comissões do senado, publicado em 25/04/08, no endereço http://www.senado.gov.br/agencia/verNoticia=74245&codAplicativo=2, por José Paulo Tupynambá, da Agência do Senado, e a segunda é a divulgação do balanço social da Gol 2007, no dia 27de abril de 2008, por Adriana Bueno nos sites: http://br.noticias.yahoo.com/s/080426/24/gjmut2.html e http://www.prnewswire.com.br/news/080400000175.htm

Resumo
A senadora Lucia Vânia pôs em pauta o projeto PLS224/07, que propõe: a instituição do Balanço Social Empresarial, a ser publicado anualmente, demonstrando as informações econômico-sociais, quantitativas e qualitativas, da empresa; retratando os reflexos na sociedade da relação organizacioanal; assim como, a criação do Selo Empresa Responsável a ser concedida às empresas que pubicarem os citados balanços, sendo vedada a concessão àquelas que comprovadamente cometerem crimes ambientais, trabalho infantil, trabalho forçado, ou qualquer outra prática condenatória.
A GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. publicou seu Balanço social de 2007, reunindo suas ações e projetos sociais realizados pela companhia, que não só doou bilhetes aéreos para organizações da sociedades civil carentes de recursos, como também reprova e rejeita produtos de empresas que não preservam o ambiente, promovem o exercício da responsabilidade social com realização de atividades nas áreas social, cultural, esportiva e ambiental, querendo demonstrar que nasceu já com o compromisso de participar da construção de uma sociedade mais responsável.

Análise
Os autores são ousados em buscar destaque para si e sua empresa , ao tratarem de matéria de ponta, são convergentes ao tema. Administrativamente esta foi o máximo, pois antes mesmo da imposição legal, empresas não só têm praticado responsabilidade social, bem como divulgado em demonstrativo contábil legal.
Balanço social, contabilmente é uma demonstração de carater econômico a fim de informar o aumento de riqueza proporcionado ao país resultante da operacionalização da empresa, sendo uma oportunidade de divulgação dos benefícios (como as formas de mais valia aos empregados, como planos de saúde, previdência complementar, maior qualidade na alimentação; ao ambiente; aos diferentes grupos da sociedade). Mas também é uma ferramenta de marketing, que aliada ao moderno conceito de responsabilidade social, comunica a toda comunidade suas ações, a fim de fortalecer a empresa, aumentando sua credibilidade, trazendo aumento de resultado. A GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A., antevendo a uma imposição legal, já apresenta o referido demonstrativo com suas "ações sociais".

Um comentário:

Grupo: Regina C. da S. Campos,Julio Cesar Itaboray e Maria Aparecida Castro disse...

A análise feita da notícia “Balanço social” permite uma compreensão do texto que está inserido no tema do blog. Ela mostra tanto a face engajada, que de certa forma se preocupa e acaba por ajudar a todos, mas mostra também, aquilo que não é de se surpreender: o lado que é de real interesse da empresa que acaba fazendo um marketing em benefício próprio. Assim, não há ingenuidade em acreditar que as empresas irão fazer algo apenas para ajudar, mas esse auto benefício acaba gerando essa ajuda como conseqüência, o que não deixa de ser válido.

Regina Célia da Silva Campos, aluna Adm. Ead, turma 3