quinta-feira, 3 de abril de 2008

Consumidor quer Responsabilidade Social de Empresas

Introdução
Consultando o site http://www.administradores.com.br/noticias/consumidor_quer_responsabilidade_social_de_empresa/14754/ encontramos a notícia: “Consumidor quer Responsabilidade Social de empresa” de 02 de abril de 2008 às 00:03 que foi postada na revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios.

Resumo
Pesquisas realizadas pelo Instituto AKATU afirmam que 77% dos brasileiros estão interessados em saber o que as empresas têm feito em Responsabilidade Social.

A desinformação e o ceticismo é um grande desafio das empresas enganjadas no projeto. Relatórios revelam a necessidade em instruir os consumidores a selecionar organizações com propósitos éticos e valores em Responsabilidade Social, daquelas que utilizam projetos com intuito de manipular a imagem que contradiz suas metas corporativas.

Enquanto 24% dos consumidores entrevistados teriam intenção de comprar ou falariam a favor dos produtos como forma de premiação às empresas cidadãs e 27% considerarem a possibilidade de punir ou criticar produtos de empresas contrárias ao tema. Esses índices apresentam queda em relação a 2000, quando 39% mostravam intenção de premiar e 35% punir, refletindo uma consciência do consumidor brasileiro carente de informações sobre as ações das organizações, o que fica comprovado de 2007, 51% dos entrevistados declararem interesse mas pouca ou nenhuma informação em responsabilidade social.

Análise crítica
O autor é critico quanto ao posicionamento das empresas em não divulgarem suas ações referentes a responsabilidade social. Elas deveriam assumir uma postura informativa de seus projetos direcionados ao meio social e ambiental, visando sensibilizar e mobilizar o consumidor para que se manifeste com senso crítico.
Para o Instituto AKATU, existe uma parcela da população que desconfia da divulgação das ações de responsabilidade social por parte das empresas. Em entrevista 51% discordam da honestidade e veracidade das ações da empresa.
É preciso responsabilidade social com ética desvinculada do marketing, para que os consumidores possam diferenciar empresas que manipulam preferências ou atuem realmente de acordo com a responsabilidade social. Associando à Administração-sistema de informação gerencial, vemos a necessidade de divulgação da informação que é matéria-prima para a tomada de decisão ( inclusive do consumidor ).

Um comentário:

Gilmar Santos disse...

O discurso em torno da responsabilidade social é de que o poder público é incapaz de solucionar sozinho as mazelas sociais. Até aí tudo bem: as empresas, sendo importantes agentes econômicos e sociais, deveriam compartilhar essa reponsabilidade. Infelizmente, porém, as empresas praticam a responsabilidade social dentro da lógica "ética-pode-ser-bom-para-os-negócios". Ou seja, se ser socialmente responsável dá dinheiro, então vamos lá.