terça-feira, 18 de março de 2008

Precisamos promover os direitos humanos

Autor: Raymundo Magliano Filho
Folha on-line de quinta-feira, 13 de março de 2008.
A matéria trata da carência de transparência e igualdade social no Brasil, assunto ligado aos direitos humanos. Relata a importância do papel da imprensa na divulgação de ocorrência de violações à vida e dignidade dos brasileiros. Aponta a declaração universal dos direitos humanos como uma possível garantia real de proteção dos direitos. Informa sobre a intenção da alta comissária dos direitos humanos da ONU, Louise Arbour, de propor uma ampla agenda de divulgação e defesa dos direitos humanos para este ano, culminando com o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humano em dezembro. Também afirma que as empresas já se encontram habilitadas a promover os chamados direitos sociais, consagrados na declaração universal. A inclusão social é imprescindível, faz-se necessário a disseminação dos direitos humanos para haver a evolução de que precisamos.
O autor esclarece a importância da responsabilidade social para a implementação dos direitos humanos na sociedade moderna. Focaliza a mídia como sendo a “vigilante” capaz de denunciar arbitrariedades que, porventura, ocorram contra a dignidade dos brasileiros. Seu pensamento está de acordo com a tendência atual de valorização da dignidade humana, não apenas na comunidade, mas também no meio empresarial. A presença de mão-de-obra humana tem sido valorizada hoje em dia, sendo, portanto necessário um envolvimento maior dos empresários em prol do bem-estar de seus funcionários. A promoção dos direitos humanos é um assunto de suma importância para a Administração, pois atualmente não é possível a uma organização manter-se a par deste tema. Cabe ao administrador o estudo profundo da responsabilidade social empresarial, para que as organizações alcancem seus objetivos, tendo como parceiro principal o ser humano, considerando-se suas individualidades, sentimentos, e outras tantas características próprias inerentes ao homem.

sexta-feira, 7 de março de 2008

Responsabilidade Social:etica ou marketing?

Responsabilidade Social é o envolvimento da gestão, definida pela ética, com todos aqueles com os quais a empresa se relaciona, através do estabelecimento de metas compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, seja através da preservação dos recursos ambientais e culturais, focando o futuro, com respeito à diversidade e buscando reduzir as desigualdades sociais, sem deter-se no marketing próprio de acordo com a Instituição Ethos.

Pretende-se então, apresentar uma nova realidade no mundo dos negócios, evidenciado por um movimento a favor da ética e da responsabilidade social. Uma nova postura para as organizações a fim de galgar sua permanência e crescimento neste atual mercado globalizado. Através do desenvolvimento de projetos sociais, às vezes em parceria com o governo, para amenizar os graves problemas sociais que afligem a sociedade. Desde que realizado com ética e de forma autêntica, não apenas para a própria promoção, sendo assim necessário que a empresa tenha incorporado ao seu pensamento a cultura de responsabilidade social, pois os projetos sociais demandam um compromisso sério, não apenas uma contribuição para um ou dois anos, ou até que se renove a diretoria ou obtenção de um prêmio. E, tendo em vista o processo de globalização, o avanço tecnológico, a acelerada propagação do conhecimento no mundo dos negócios, torna-se necessário aos gestores a alavancagem dos lucros, o aumento do retorno dos investimentos, pois sempre será cobrado pelos acionistas; porém a participação da organização nestes projetos auxilia na veiculação da imagem da empresa, proporcionando o êxito almejado aos administrados.
Escolhemos então este assunto porque acreditamos que as organizações empresariais devem manter uma postura ética em relação ao ser humano como um todo, e todas as esferas possíveis, tais como políticas sociais, meio ambiente, atividades culturais.